Uma introdução à leitura de O capital (3ª edição)
Informações básicas
• Aulas: 10, 11, 12, 17 e 18 de fevereiro a partir das 18h30
• 5 encontros online via Zoom
• Aulas Gravadas: Ficará disponível em uma pasta do Google Drive para os inscritos até dia 20 de maio de 2025.
• Valor: R$ 235, 00
• Carga horária total: 12 horas (com certificado ao final do curso).
EMENTA
Com a crise do capitalismo iniciada em 2007/2008, uma série de economistas e meios de comunicação burgueses proclamaram o retorno de Marx, que, ao contrário do que muitos pensavam, nunca esteve realmente "enterrado". O jornal The Times, longe de ser considerado marxista, publicou, em 20 de outubro de 2008, que as ideias de Marx estavam novamente no centro do debate. Esse “retorno”, portanto, reacendeu o interesse por suas obras, especialmente, O Capital, cuja primeira edição completou 150 anos em 2017, o que intensificou os debates sobre sua atualidade. No entanto, é amplamente reconhecido que a leitura de O Capital não é uma tarefa fácil, especialmente em seus primeiros capítulos — algo que Marx mesmo admitiu, ao afirmar: "todo começo é difícil".
Diante da dificuldade de abordar as primeiras partes da obra, o marxista francês Louis Althusser sugeriu que os leitores começassem pela seção II do livro, isto é, a partir do capítulo 4, para facilitar a compreensão. Contudo, seguindo a proposta de Marx, que sempre esteve consciente dos desafios de seus primeiros capítulos, o presente curso propõe um roteiro de leitura que, com o perdão da aparente redundância, começa do início, procurando minimizar as dificuldades iniciais e incentivar a leitura do conjunto da obra de forma autônoma.
Assim, o curso está estruturado em 5 aulas, organizadas da seguinte forma: A primeira aula, após considerações preliminares à leitura de O Capital, abordará as categorias marxianas de valor e trabalho, destacando o caráter duplo que elas assumem na sociedade capitalista. Na segunda aula, exploraremos a análise detalhada de Marx sobre a forma-valor, a gênese conceitual do dinheiro e as implicações dessa análise na crítica ao fetichismo das mercadorias.
A terceira aula realizará um desvio para aprofundar a crítica de Marx ao fetichismo, considerada nesta interpretação como o eixo central de sua crítica da economia política. A partir daí, discutiremos sua noção de ciência, crítica e dialética, e as implicações dessas ideias para uma releitura do materialismo presente na obra. Na quarta aula, retomaremos o fio da meada com o processo de circulação das mercadorias e as funções iniciais do dinheiro, tanto como medida de valor quanto como meio de circulação. Por fim, a quinta aula concluirá a análise da função do dinheiro, examinando sua dialética imanente e o processo de transformação do dinheiro em capital, revelando os pressupostos lógicos e históricos desse processo, que inclui a exploração da força de trabalho e o conceito de mais-valor, apontando para o caráter desmedido do capital, elementos centrais na teoria de Marx sobre o modo de produção capitalista.
As aulas serão realizadas de modo síncrono (via Zoom) e serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos até 20/05. Ao final do curso, haverá emissão de certificados. O programa e a bibliografia do curso serão indicados no ato de confirmação da inscrição.
Programa das aulas
Aula 1 – O caráter peculiar da riqueza e do trabalho na sociedade capitalista - 10/02
– Considerações preliminares para uma leitura d'O capital
– A riqueza na sociedade do capital e a objetividade fantasmagórica do valor
– O duplo caráter do trabalho - o ponto crucial da crítica de Marx
Aula 2 – O segredo das formas e a forma do segredo - 11/02
– A análise das formas de valor
– As peculiaridades da forma de equivalente e a gênese da forma dinheiro
– O caráter fetichista das mercadorias e seu segredo enfim revelado
Aula 3 – A dimensão científica da crítica de Marx - 12/02
– A noção de ciência em Marx entre a crítica e a exposição dialética
– Um mundo invertido e a crítica das aparências mistificadoras
– Por um materialismo de abstrações reais
Aula 4 – O dinheiro de servo a Senhor - 17/02
– Considerações sobre o processo de troca e o fetichismo do dinheiro
– O dinheiro como medida do valor e o caráter de representação
– O dinheiro como meio de circulação e o processo de má infinitude
Aula 5 – Seria o Capital um "sujeito automático"? - 18/02
– O conceito de dinheiro e a dialética em questão
– Da circulação de mercadorias e dinheiro ao circuito do capital
– O conceito de mais-valor, a exploração da força de trabalho e a desmedida do capital
Professor:
Natan Oliveira: Bacharel e Licenciando em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrando em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx/UFF), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ontologia Crítica (GEPOC/UFF), do Grupo de Física em Interações Fundamentais (GIFA-UFF) e do Centro de Formação, onde oferece cursos livres. Também atua como educador popular e colabora ocasionalmente com o podcast Ontocast, disponível nas principais plataformas digitais. Suas pesquisas abrangem áreas como física teórica, história e fundamentos da física, além de investigar a relação entre o marxismo e a cientificidade, o debate sobre a dialética nas ciências da natureza e o entrelaçamento contemporâneo entre ciência, tecnologia e capital.
Para aquisição do curso mediante pagamento, clique no link abaixo e preencha o formulário: