Lacan e os filósofos: Seminário XVII
Ementa: Para Lacan o inconsciente é um Acontecimento na história da humanidade. Desafiador, constrangedor e insolente, ele reescreve toda longa história do saber humano e, ao colocar em primeiro plano aquilo que se quer ignorar embora não se saiba o porquê, inscreve uma nova forma de investigação que, sendo materializada na clínica, nem por isso deixa de impactar todos os demais campos do conhecimento. De modo que a própria fundamentação da racionalidade da psicanálise forja um excesso: o sujeito, e sua forma de se debruçar na ciência, necessita passar por uma transformação radical. Aquela translucidez, que dava segurança ao sujeito moderno e sua metafísica, se acaba e se descobre que a redução, logicista, formal ou organicista, já não consegue mais dar conta à compreensão da subjetividade e onde ela se forja.
A psicanálise lacaniana então se coloca em uma confrontação direta com engessamento do saber restituindo uma outra noção de verdade: a verdade como algo que resiste ao fechamento ontoepistemológico. Obviamente, os dardos da contenda voam sobretudo em direção à filosofia, mas a concepção de ciência moderna também permanecerá no horizonte de tensão. Coisa central: Lacan nunca se esqueceu de pensar à ciência contemporânea. Talvez, e exatamente por isso, colocou desafios à consolidação epistemológica de todo saber clínico destituindo uma ideia engessada de correlação imediata entre verdade e saber inscrita na correlação entre coisa e conceito.
Como resultado abriu caminhos para pensar que se há uma ontologia, sobrevivente após o inconsciente estruturado como uma linguagem, essa só pode ser apreendida na sua negatividade. No primeiro módulo do seminário, Lacan e os filósofos, vimos essa questão sendo desenvolvida e envolvendo várias outras: a alienação constitutiva à subjetividade, a relação central entre as formas de apreensão do desejo, o mal estar na civilização como renúncia ao gozo que organiza o mais-de-gozar. E, nesse sentido, a filosofia se colocava como campo central.
Retomando, o percurso do modulo I – Seminário XVI –, para aqueles que não puderam participar; avançaremos em seguida para modulo II, que será debruçado sobre todo Seminário XVII, iremos levar em consideração como o descentramento, causado pela inscrição do inconsciente, destitui uma noção de translucidez e totalização acerca do sujeito na sua relação com o mundo. Por fim, esse caminho pode nos levar á conclusão que, mais do que ser ou não ser ciência, a psicanalise é, sobretudo, uma radical crítica à autoridade científica que resiste à verdade quando se engessa num saber autoritário.
participantes:
Douglas Rodrigues Barros é psicanalista, participa do Fórum do Campo Lacaniano. É doutor em ética e filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor filiado ao Laboratório de experiências coloniais comparadas, ligado ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor na pós-graduação em filosofia da Unifai. Participou do favela de psicanálise, é editor na Revista Rosa e escritor com três romances publicados e autor dos livros "Lugar de negro, lugar de branco? Esboço para uma crítica à metafisica racial", "Hegel e o sentido do político" e "Antimanual de leitura: Guy Debord", entre outros.
Cian Barbosa é sociólogo, mestre em psicologia pela UFF, Doutorando em filosofia (Unifesp) e psicologia social (UFRJ), tradutor, ensaísta além de professor e coordenador no Centro de Formação.
Aula 1 – PRODUÇÃO DOS QUATRO DISCURSOS
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Mestre
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Universitário
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Histérico
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Analista
Aula 2 – O MESTRE E O HISTÉRICO
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A função do discurso do mestre
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O desejo de saber
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A verdade nunca é toda verdade
Aula 3 – O CAMPO LACANIANO
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A interdição do gozo fálico
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Mas de novo o falo
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Saber e exploração
Aula 4 – MUITO ALÉM DO COMPLEXO DE ÉDIPO
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A psicanálise do avesso outra vez
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O mais sublime dos histéricos contra-atacada
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Mestre e Escravo
INFORMAÇÕES BÁSICAS
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31 de AGOSTO 14, 21, 28 de SETEMBRO
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Aos sábados das 16h00 às 18h30
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Carga 10 horas
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4 encontros
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Certificação
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Curso síncrono e assíncrono
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Valor 290,00
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