top of page
FEED 1_edited.jpg

O Futuro do Presente: Tensões entre tempo, história e política em Alain Badiou e Paulo Arantes

Informações básicas
•    Aulas: 16/10; 21/10; 23/10; 28/10 e 30/10 a partir das 18h30

•    5 encontros online via Google Meet
•    Aulas Gravadas: Ficará disponível em uma pasta do Google Drive para os inscritos até dia 31 de dezembro de 2024.
•    Valor: R$ 300,
00 

•    Carga horária total: 10 horas (com certificado ao final do curso).

EMENTA
 

O acúmulo de catástrofes e derrotas políticas das últimas décadas reforçam a necessidade de enfrentar os atuais desafios da esquerda radical. Por um lado, nos obrigam a questionar os pressupostos e as ilusões que ainda nos impedem de confrontar a realidade do capitalismo contemporâneo – tanto suas transformações recentes quanto a força invariante do valor e do capital. Por outro, no entanto, também nos desafiam a fazê-lo sem por isso abandonar a convicção política e a imaginação militante. No curso O futuro do presente: tensões entre tempo, política, e história em Alain Badiou e Paulo Arantes, abordaremos essa dupla tarefa através da comparação das atividades filosófico-políticas de Paulo Arantes e Alain Badiou, mobilizando o enquadre teórico de um para melhor explorar os limites e possibilidades do pensamento do outro.
 

As aulas serão realizadas de modo síncrono (via Google Meet) e serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos até 31/12. Ao final do curso, haverá emissão de certificados. O programa e a bibliografia do curso serão indicados no ato de confirmação da inscrição.


Programa das aulas

Aula 1 – Dois caminhos desde o presente: Alain Badiou e Paulo Arantes - 16/10

Introdução geral ao percurso político e intelectual de cada um dos dois filósofos, retraçando suas principais obras e ideias no contexto histórico mais geral e comparando alguns pontos de similaridade e diferença.

Aula 2 – O novo tempo do mundo - 21/10

Foco no diagnóstico que Arantes e Badiou fazem do tempo presente, de seus desafios particulares e das transformações históricas que nos trouxeram até aqui. Transformações nos padrões de acumulação do capital, mudanças no movimento operário e dos trabalhadores em geral, crise do desenvolvimentismo, transformação da luta de classes na pulverização de conflitos sociais, o discurso dos direitos humanos, etc.

Aula 3 – O espaço-tempo das periferias - 23/10

Discussão pormenorizada das características internas do mundo contemporâneo, com foco nas transformações da experiência do tempo histórico e seus correlatos espaciais: zonas de espera, espacialização do tempo, expectativas decrescentes, mundo atonal, etc.

Aula 4 – A filosofia ontem e hoje: Hegel, Marx e o novo papel dos filósofos - 28/10


Uma exposição sobre o modo pelo qual cada um dos dois pensadores foram levados pelos desafios e transformações do presente a realizarem releituras do cânone Hegelo-Marxista e a reimaginar o papel da filosofia no capitalismo periférico: a questão da fraseologia, o filósofo na “retaguarda” da política, uma interpretação filosófica com e contra Hegel, a desconexão entre marxismo e luta política, etc.


Aula 5 – Um outro presente: políticas do futuro à margem - 30/10


Na aula final, exploraremos as aberturas que emergem na obra de ambos os filósofos quando lidos comparativamente, com foco na maneira como trabalham com uma concepção dual de presente, dividida entre o presentismo do novo tempo do mundo e um outro presente, conectado não com o futuro moderno, mas outro tipo de experiência política.

Professores:

Gabriel Tupinambá: Psicanalista, coordenador de Estratégia Social do Instituto Alameda e membro do Espaço Comum de Organizações e do coletivo de pesquisa Subconjunto de Prática Teórica. Autor do livro Desejo de Psicanálise (Boitempo, 2024) e co-autor de Arquitetura de Arestas: As Esquerdas em Tempos de Periferização do Mundo (Autonomia Literária, 2022) e de Hegel, Lacan, Zizek (Atropos, 2013). Formado em Belas Artes com pós-graduação em Filosofia e História. Pesquisa temas ligados à teoria da organização política, impasses subjetivos na militância radical e à crítica da economia política marxista.

Natan Oliveira: Bacharel e Licenciando em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx/UFF), do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ontologia Crítica (GEPOC/UFF), do Grupo de Física em Interações Fundamentais (GIFA-UFF) e do Centro de Formação no qual oferece cursos livres. É professor de Física e Educador Popular no Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama organizado pelo Coletivo Direito Popular, atuante na Faculdade de Direito da UFF e colabora ocasionalmente com o podcast Ontocast disponível nas principais plataformas digitais. Desenvolve pesquisas em física teórica, história e fundamentos da física. Além disso, também investiga a relação do marxismo com a cientificidade, o debate em torno da dialética nas ciências da natureza e o emaranhamento contemporâneo entre a ciência, a tecnologia e o capital.


 

Para aquisição do curso mediante pagamento, clique no link abaixo e preencha o formulário:

 

bottom of page